quinta-feira, 17 de março de 2011

A Nudez dos Indígenas Sul Americanos e dos Aborígenes





 
Entre índios e portugueses, quanta diferença no visual! Os portugueses chegaram com as suas roupas pesadas, botas de couro e boinas na cabeça. O tipo de roupa perfeito para o clima frio europeu e para as exigências da nobreza, mas nem um pouco adequado ao calor

tropical. Enquanto isso, os índios nem se preocupavam em vestir alguma coisa. Andavam completamente nus, usando apenas bonitos "acessórios", como colares e cocares de penas multicoloridas. Para os portugueses, criados numa sociedade bastante diferente, aquilo

era totalmente imoral. Mas para os índios a nudez era a coisa mais natural do mundo. Esquisitas eram aquelas roupas calorentas que ainda por cima atrapalhavam na hora de correr, caçar, subir em árvores...






                                    



                  












Relação harmoniosa entre o homem e o ambiente
Ao contrário do que muitos podem pensar, naturismo/nudismo, são velhas técnicas conhecidas do ser humano, e estão presentes desde os primórdios do convívio em sociedade. Não é nenhuma novidade.
Chega a ser esquisito, para quem não está acostumado, como nós por exemplo. Não somos praticantes, mas não é por isso que discriminamos. A princípio, podemos interpretar como vulgar. Mas não é nada de ruim, ilegal (até por isso que existe um Código de Ética). Na verdade, é como o nome propõe, natural.
O Brasil é um grande exemplo. Desde o seu descobrimento, em 1500, existem registos da prática de nudismo, no Brasil. Quando os portugueses chegaram, os índios foram perseguidos violentamente, o que resultou na quase extinção do verdadeiro índio - o que não usa roupas.
O homem, enquanto "ser natural", faz amplamente a utilização destas duas técnicas, que têm ligação directa com o meio ambiente. São interdependentes.
A fim de promover o debate necessário, vemo-nos obrigado a ensinar-vos adequadamente, o que as práticas de nudismo e o naturismo, significam e representam. É preciso respeitar e entender o naturismo e o nudismo, antes de julgar indecorosamente. 

Vamos às definições:
NATURISMO "Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente" (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)
O naturismo (não confundir com naturalismo) é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.
A palavra naturismo provêm do francês naturisme, que é a doutrina filosófica esclarecida na citação.

NUDISMO O nudismo é uma prática integrada no conceito mais vasto de naturismo que consiste na não utilização de vestuário para actividades recreativas em ambiente social. A nudez total é vista como uma forma de contacto com a natureza e sem conotações sexuais ou morais de modéstia. A prática do nudismo poderá ser efetuada em praias, lagos, piscinas ou outros espaços - usualmente ao ar livre - normalmente em áreas designadas para o efeito.
UM E OUTRO

Actualmente, naturismo e nudismo são usados como sinónimos. Entretanto, há variações. O nudismo, é apenas o acto de estar sem roupa. A filosofia naturista, porém, vai muito além do simples acto de ficar nu. Ser naturista é comungar com a natureza e com as outras pessoas, respeitando-as. Ele representa uma filosofia de vida formada por uma maneira de viver em harmonia com a natureza, caracterizada pela prática da nudez em grupo, que tem como objectivo favorecer e fortalecer o respeito por si mesmo, pelos outros e o cuidado com o meio ambiente. 

Todo o naturista é, portanto, um nudista, mas nem todo nudista é naturista.
Naturismo e Nudismo, são boas práticas, quando bem-intencionadas. Como em tudo que existe, há também prejuízos: é comum. Acreditamos no entanto, que os ganhos são ainda maiores. Para quem se interessou, e quer saber mais, recomendamos que visitem os seguintes sites:
Organismos oficiais: FPN - Federação Portuguesa de Naturismo (Portugal) IFN - International Naturist Federation (Mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário